terça-feira, 13 de setembro de 2011

Como escolher o seu piano?

       Uma duvida um tanto que técnica para os  iniciantes ,amadores e até profissionais é a escolha de um instrumento caro como o piano.

                   Varias marcas, e as diferenças que os  tornam um  ser único a cada exemplar, faz da escolha do piano uma tarefa difícil de realizar,exemplo(Um Steinway & Sons chega a custar 100.000$ e mesmo sendo de uma série de fabricação igual , tem diferenças de timbre um do outro,na qual o pianista pode não gostar).
     
 Porem existem algumas dicas que poderá ajudar você  a tomar uma boa decisão e fazer uma ótima escolha!


      O piano é o instrumento mais complexo já criado pelo ser humano. Ele possui na sua mecânica um “set” de articulações (mecânica de disparo) que, de forma análoga, são as falanges, falanginhas e falangetas artificiais, alongadas, que fazem com que o toque do dedo alcance a percussão da corda. Só isso já bastaria para se ter muito cuidado na escolha do instrumento: resposta mecânica. Acrescido a esse detalhe de suma importância, seguem os seguintes compostos:
  • condição da tábua harmônica
  • condição do cepo onde estão cravadas as cravelhas e
  • condição do teclado.
     
     
     
    # CUIDADO
     
    Existe a ilusão de que quanto mais velho o piano ,melhor será seu som e sua qualidade!Essa  ideia é enganadora ,um piano que tenha muitos anos de fabricação pode ter sofrido uma serie de desgastes no seu mecanismo.Como o Cupim que pode atacar a madeira!
     
               Ao chegar na loja de pianos ,verifique os piano seminovos,atento aos mecanismo já citados acima ,analisando seu estado de preservação .O vendedor poderá ajudar a escolher um piano dentro de sua faixa de preço acessível,com boa sonoridade .Não de enfoque quanto a beleza em si do instrumento,já que o maior objetivo do musico é o som !Um piano novo pode ser uma boa escolha ,porem existem os seminovos de otima qualidade ,que foram restaurados  e que pode superar a qualidade de um novo!!
             E  por fim verifique as dimensões do tamanho do piano de acordo com o espaço na qual você reservou para coloca-lo em sua casa!Essas são pequenas dicas ,mas que talvez ajude  você a escolher de maneira correta e  fazer uma boa compra.


     

2 comentários:

  1. Achei ótima as dicas e eu, na condição de principiante ao piano, acho melhor convidar alguém bem mais experiente para ajudar na compra. Assim como convidamos e até pagamos um mecânico para ajudar na compra de um carro, a opinião de um professor de música ou de um pianista veterano será muito bem vinda.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente,seria otimo ter o acompanhamento de alguem que já tem noções necessarias quanto a qualidade dos pianos e oque vai se adequar ao seu bolso ...obrigado pela visita !Bons estudos !Volte sempre..

    Atencioso ,Willian Gomes

    ResponderExcluir