terça-feira, 10 de agosto de 2010

Pablo Rossi



        Dando continuidade a sessão Mini Biografia ,já que o blog é  geralmente visitado por jovens curiosos por esse mundo pouco difundido que é o piano,gostaria de mostrar como surgiu esse prodigio que pode  ser espelho e motivação para nós que temos o sonho de ser um pianista famoso algum dia :

        Pablo Rossi nasceu em Florianópolis em 1989 e iniciou os estudos musicais aos seis anos com Álvaro da Silva. Aos sete ganhou o concurso para piano Jovens Intérpretes, de Lages, e passou a ter aulas com Olga Kiun. Recebeu o prêmio revelação no XXXII Festival de Inverno de Campos do Jordão e foi primeiro lugar no X Concurso de Piano Artlivre 1997 e 2000; no VII Concurso Nacional Magda Tagliaferro; no IX Concurso Nacional de Piano em Governador Valadares; no XIII Concurso Internacional na cidade de Córdoba, Argentina; no XI Concurso Internacional de Piano ‘Perfecto García Chornet’, na Espanha; e no I Concurso Nacional Nelson Freire para Novos Talentos Brasileiros. A convite da Sociedade Rachmaninov, foi ao Conservatório Tchaikovsky de Moscou participar das masterclasses de Alexander Mndoyants e Viktor Merdjanoff.

Apresentou-se principalmente no Paraná e Santa Catarina, em concertos com a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, a Orquestra Sinfônica do Paraná, a Camerata Florianópolis, a Sinfônica de Santa Catarina, a Sinfônica de Ribeirão Preto, a Orquestra Sinfônica Brasileira, além de realizar recitais em cidades como São Paulo, São José dos Campos, Macaé e Curitiba.
Pablo Rossi já lançou um CD com obras de Chopin, Bartók, Schumann, Tchaikovsky, Rachmaninov, Shostakovich e Nepomuceno.

 Nesse video ele  fala como foi  sua infância ,as dificuldades para tocar piano e também conta sobre seus estudos e a vida na Rússia.





Pablo Rossi inaugurando o novo piano Steinway da Cultura Artística, destruído pelo fogo em agosto de 2008.
 

10 comentários:

  1. gostaria de adquirir um cd com músicas tocadas pelo Pablo Rossi

    ResponderExcluir
  2. Eu procurei encontrar a discografia do Pablo Rossi para poder lhe informar melhor .
    Ele Gravou um Cd aos 11 anos e, em 2008, lançou Pablo Rossi – Live at Steinway Hall, com obras de Mozart, Villa-Lobos, Prokofiev e Chopin – gravado ao vivo em Londres.Na internet tá dificil encontrar lugar para comprar o Cd,mais vo te passar o link do mercado livre onde pode adiquirir.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-163120737-pablo-rossi-live-at-steinway-hall-london-cd--_JM

    ResponderExcluir
  3. Sou Mãe de Pablo Rossi. Informo que não esstá disponível no mercado os Cds gravados por ele. Havendo interesse em adquiri-los, favor contatar pelo e-mail: cd@pablorossi.com.br.Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu filho tem magia nas mãos. Obrigada por nos agraciar com tamanho talento !

      Excluir
  4. É uma honra ter como visita no blog a Mãe de um grande pianista , o Pablo Rossi!Obrigado por disponibilizar para os visitantes onde comprar os cds .Desejo ao Pablo todo o sucesso em sua carreira ,um dia quero assistir um concerto dele aqui na minha cidade , em Ribeirão Preto que já se apresentaram grandes nomes como ,Nelson Freire ,Maria João Pires,Antonio Meneses entre outros .Só falta ele hein!!

    Agradeço a sua visita !!Grande abraço !

    Willian Gomes

    ResponderExcluir
  5. Tive o prazer de ouvi-lo tocar ontem aqui em Curitiba e nunca havia visto tanta suavidade e alma em alguém interpretando . Parabéns a esse prodígio , que encantou.

    ResponderExcluir
  6. Assisti à uma apresentação do Pablo Rossi há alguns anos no teatro Positivo em Curitiba e pude constatar que, de fato, ele é um grande artista e toca maravilhosamente, principalmente Chopin. No entanto acho que ele se autovaloriza demais, pois nesse show ele dirigiu-se á plateia e chamou a atenção de uma criança que abriu uma bala durante o show fazendo um barulho quase imperceptível. Isso não se faz, minha gente, é inadmissível!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente o público curitibano tem um respeito e etiqueta ao assistir espetáculis. Se não foi o caso nesse dia, em Curitiba há cursos de formação de platéia, sugiro que vc faça.

      Excluir
  7. Sou de SP e o ouvi tocando pela 1ª vez ainda garoto, acho que foi em 2007, no MUBE, juntamente com outros alunos da Prof. Olga Kium. Foi nessa ocasião que a professora anunciou que ele iria para Moscou completar os seus estudos.
    Depois disso já o ouvi tocando em Campos do Jordão, no Municipal, na Sala São Paulo, mas a mais marcante de todas foi a pré-inauguração do piano do TCA. A inauguração foi com o Nelson Freire e eu também estava lá.
    Maravilhoso Pablo Rossi. Maravilhoso Nelson Freire, que aliás, ontem fez a abertura da Temporada da Cultura Artística - 2014. Depois disso o triste incêndio levou o piano, que só foi usado nessas duas audições.

    ResponderExcluir
  8. Ola Pablo, estarei no Rio quinta feira dia 23/03, olhando a programação, vi que voce estara se apresentando na Lagoa,estarei lá para curtir sua apresentação.

    ResponderExcluir