sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Krystian Zimerman

Krystian Zimerman (5 de Dezembro de 1956) é um pianista polonês de música clássica. Zimerman nasceu em Zabrze e foi instruído no Conservatório de Katowice sob a orientação de Andrzej Jasinski. Sua carreira foi iniciada em 1975, quando venceu a Competição de Piano de Frederick Chopin Internacional em Varsóvia. Executou com a Filarmônica de Berlin sob a regência de Herbert von Karajan em 1976 e fez seu debut nos Estados Unidos com a Filarmônica de Nova Iorque em 1979. Viajou amplamente e fez várias gravações. Desde 1996 ensina piano no Conservatório em Basel, Suíça.
Zimerman é conhecido pelas suas admiráveis interpretações de música Romântica, mas já executou uma variedade extensa de pedaços de músicas clássicas.
Ele também é um partidário de música contemporânea. Por exemplo, Witold Lutosławski escreveu um concerto de piano para Zimerman, e depois ele gravou. As gravações mais conhecidas são os concertos de piano de Edvard Grieg e Robert Schumann com condutor Herbert von Karajan, os concertos de Brahms com Leonard Bernstein, os concertos de piano de Frédéric Chopin uma vez administrados por Carlo Mar.
Ele também tem uma ótima interpretação na Sonata em Si menor de Liszt.
Recentemente, Zimerman registrou o Concerto de Piano de Brahms N. 1 com Filarmônica de Berlim sob a direçao de Simon Rattle (DG 477 5413; Edição limitada DG 477 6021).
Prêmios
1975 Competição de Piano de Frederick Chopin internacional,Varsóvia(Primeiro prêmio).
1994 Sonning Prêmio,Dinamarca.

Meus preferidos no youtube



Um comentário: