quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Steinway o piano dos concertos!

A marca é absolutamente clássica entre pianistas e músicos do mundo todo. Foi o preferido de John Lennon, Diana Krall  e Elton John tem o seu. A Steinway, maior fabricante de pianos do mundo, é sinônimo de extrema qualidade e beleza para criadores musicais.

A empresa Steinway é uma fabrica de pianos fundada há mais de 150 anos, em Nova York. Cada instrumento é feito à mão, exclusivo, envolvendo a participação de artífices vindos das mais diferentes partes do mundo. Cada piano da marca Steinway constitui um grande investimento, já que o mais barato custa 30 mil dólares. Para se ter uma idéia, um grande piano para concertos é vendido por mais de 100 mil dólares. Antes de chegar aos palcos do planeta, cada instrumento chega a ter mais de 12 mil peças na sua composição. São teclados, cordas, fios e pedais, de diversos tipos, mas tudo de primeira qualidade.

Um Steinway é uma verdadeira obra de arte. E cada modelo é talhado à mão como se fazia nos primeiros instrumentos, na segunda metade do século 19. A paixão dos proprietários pelo piano era tão grande que, na época, eles implantaram perto da fábrica um bairro onde viviam todos os seus empregados. Em 1972, a família Steinway vendeu a fábrica, e o bairro dos empregados deixou de existir. Atualmente, entretanto, são 400 artesões provenientes de 25 países que trabalham para produzir um piano Steinway. São jamaicanos, croatas, bósnios, naturais da Guiana, da Ucrânia e operários americanos ligados à arte de fabricar o instrumento. Eles talham cada peça a partir de oito tipos madeiras, dando-lhes forma, implantando-lhes os mecanismos, as teclas, as cordas, criando em cada peça uma identidade única. Não há dois pianos Steinway iguais. Em média, cada um demora um ano para ficar pronto. "O segredo é manter o mesmo espírito do meu avô, Henry Engelhard Steinway. Durante um século e meio, já produzimos mais de 560 mil pianos", diz o herdeiro Henry Steinway, neto do fundador e diretor da marca.
Martelo Steinway "é uma obra de arte"

A absoluta hegemonia desses pianos nos grandes concertos e principais conservatórios de música do mundo inteiro acompanha a marca desde sua criação. A Steinway & Sons foi fundada em 1853, em Nova York, pelo imigrante alemão Henry Engelhard Steinway. O primeiro piano, no entanto, havia sido feito na cozinha de sua casa, na Alemanha. Pouco depois ele iria para os Estados Unidos onde montaria a empresa. Em 1880, Steinway transferiu a produção dos instrumentos para a cidade de Astoria, próxima a Nova York. Em 2002, em Astoria, por exemplo, foram produzidos 2465 exemplares (há uma outra unidade da Steinway, em Hambugo, na Alemanha, que fabricou 1156 pianos). Nas comemorações dos 150 anos da marca, em 2003, o estilista Karl Lagerfeld criou um modelo que já está sendo disputado pelos colecionadores. O piano é feito em laca preta por fora e vermelha por dentro, como se fosse uma daquelas caixinhas japonesas. Uma verdadeira jóia musical!













Video de como é o funcionamento de um piano Steinway.

Nenhum comentário:

Postar um comentário