domingo, 4 de março de 2012

Theatro Pedro II o portal de Ribeirão Preto para o Mundo!

    
Ribeirão Preto esse destino,que consagrou a sua gente ..     


É com o hino de Ribeirão Preto ,que dou inicio em mais uma postagem histórica no Blog  Piano de todos!!


             Nós Ribeirão-pretanos apresentamos com imenso prazer o nosso Theatro Pedro II !Se você caro estudante de Música ,conhece esse lugar incrível palco dos artistas de todo o mundo ,irá se encontrar e lembrar dos momentos inesquecíveis como platéia nessa postagem !!
Mas se você ainda não visitou o 2º maior teatro de ópera do país em capacidade de público,calma faremos um tour  explicando a sua historia com  fotos e  informações.




Década de 30..
              
              Na década de 20 Ribeirão Preto vivia o apogeu econômico. A maior produção de café dava à cidade ares de Eldorado. Nessa época, exatamente em 1928, o presidente da Companhia Cervejaria Paulista João Meira Júnior iniciava a construção de um grande teatro de ópera. O projeto foi inspirado em casas de espetáculos européias.
              Inaugurado em 8 de outubro de 1930,com a apresentação do filme "Alvorada do Amor". Sua designação homenageia o último imperador do BrasilD. Pedro II. 
                                                                   




              Durante cinco décadas o Theatro Pedro II foi a principal referência cultural de Ribeirão Preto. O Pedro II tornou-se centro de acontecimentos políticos e sociais. Grandes companhias teatrais e operísticas do exterior e corpos de baile do país se apresentaram nele.
            


Incêndio !!
Em 15 de julho de 1980 o Theatro Pedro II sucumbiu a um incêndio que destruiu a cobertura, o forro do palco e grande parte do interior. O fato ocorreu durante exibição do filme "Os Três Mosqueteiros Trapalhões". O fogo comprometeu a estrutura do teatro.












Restauro
               Uma equipe de aproximadamente dez especialistas procedentes da região de Ouro Preto e Belo Horizonte (MG) recorreram a plantas do projeto original, fotos de época, documentos textuais e até entrevistaram antigos moradores da cidade para levantar informações para o restauro.




Em 1996, o Theatro Pedro II foi reinaugurado.

Espetáculos
             Artistas renomados do cenário  pianístico mundial  já estiveram  no seu palco, tais como Nelson Freire e Maria João Pires ,na qual  tive o imenso prazer de estar em ambos os concertos!Todos os anos  a serie " Concertos Internacionais " surpreende a nós Músicos com solistas incríveis  convidados para acompanhar a OSRP .Portanto fique atento a agenda de espetáculos de cada mês ,  divulgados   no  site do Theatro!!E sempre após os concertos principais visitem o blog Piano de todos ,geralmente inspirado pelas historias de cada concerto ,eu escrevo contando como foi o espetáculo , as atuações,o ambiente e outras curiosidades.








Site onde você pode conferir o Calendário de Espetáculos,Concertos,Peças Teatrais ,Musicais entre outros eventos :http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/fundacao/teatro/i36principal.php


Referencias: http://www.osrp.org.br/

Um comentário:

  1. Por trás de uma simples pessoa interessada nas artes, temos muitas outras que apesar de não se manifestarem, têm grande apreciação pelas artes também. Parabéns pelo seu interesse expressado em sentimentos e materializado em seu Blog.

    ResponderExcluir