domingo, 4 de março de 2012

Theatro Pedro II o portal de Ribeirão Preto para o Mundo!

    
Ribeirão Preto esse destino,que consagrou a sua gente ..     


É com o hino de Ribeirão Preto ,que dou inicio em mais uma postagem histórica no Blog  Piano de todos!!


             Nós Ribeirão-pretanos apresentamos com imenso prazer o nosso Theatro Pedro II !Se você caro estudante de Música ,conhece esse lugar incrível palco dos artistas de todo o mundo ,irá se encontrar e lembrar dos momentos inesquecíveis como platéia nessa postagem !!
Mas se você ainda não visitou o 2º maior teatro de ópera do país em capacidade de público,calma faremos um tour  explicando a sua historia com  fotos e  informações.




Década de 30..
              
              Na década de 20 Ribeirão Preto vivia o apogeu econômico. A maior produção de café dava à cidade ares de Eldorado. Nessa época, exatamente em 1928, o presidente da Companhia Cervejaria Paulista João Meira Júnior iniciava a construção de um grande teatro de ópera. O projeto foi inspirado em casas de espetáculos européias.
              Inaugurado em 8 de outubro de 1930,com a apresentação do filme "Alvorada do Amor". Sua designação homenageia o último imperador do BrasilD. Pedro II. 
                                                                   




              Durante cinco décadas o Theatro Pedro II foi a principal referência cultural de Ribeirão Preto. O Pedro II tornou-se centro de acontecimentos políticos e sociais. Grandes companhias teatrais e operísticas do exterior e corpos de baile do país se apresentaram nele.
            


Incêndio !!
Em 15 de julho de 1980 o Theatro Pedro II sucumbiu a um incêndio que destruiu a cobertura, o forro do palco e grande parte do interior. O fato ocorreu durante exibição do filme "Os Três Mosqueteiros Trapalhões". O fogo comprometeu a estrutura do teatro.












Restauro
               Uma equipe de aproximadamente dez especialistas procedentes da região de Ouro Preto e Belo Horizonte (MG) recorreram a plantas do projeto original, fotos de época, documentos textuais e até entrevistaram antigos moradores da cidade para levantar informações para o restauro.




Em 1996, o Theatro Pedro II foi reinaugurado.

Espetáculos
             Artistas renomados do cenário  pianístico mundial  já estiveram  no seu palco, tais como Nelson Freire e Maria João Pires ,na qual  tive o imenso prazer de estar em ambos os concertos!Todos os anos  a serie " Concertos Internacionais " surpreende a nós Músicos com solistas incríveis  convidados para acompanhar a OSRP .Portanto fique atento a agenda de espetáculos de cada mês ,  divulgados   no  site do Theatro!!E sempre após os concertos principais visitem o blog Piano de todos ,geralmente inspirado pelas historias de cada concerto ,eu escrevo contando como foi o espetáculo , as atuações,o ambiente e outras curiosidades.








Site onde você pode conferir o Calendário de Espetáculos,Concertos,Peças Teatrais ,Musicais entre outros eventos :http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/fundacao/teatro/i36principal.php


Referencias: http://www.osrp.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário