quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Breve historia do Piano.!(postagem revisada)

De Onde surgiu o Piano?

Bartolomeo Cristofori
O piano apareceu em 1474 e foi criado por Robert Andersan. Mas a primeira referência sobre o piano foi publicada em 1711, no "Giornale dei Litterati d'Italia" por motivo de sua apresentação em Florença pelo seu inventor Bartolomeo Cristofori. A partir desse momento sucedem-se uma série de aperfeiçoamentos até chegar ao piano atual.

Piano feito por  Bartolomeo Cristofori 1720 (Florença ,Italia)







 A essência da nova invenção, residia na possibilidade de dar diferentes intensidade aos sons e por isso recebeu o nome de "piano-forte" (que vai do piano ao forte) e mais tarde, reduzido apenas para piano.





Pianos Modernos


Os pianos modernos, embora não se diferenciem dos mais antigos no que se refere aos tons, trazem novos formatos estéticos e de materiais que compõem o instrumento.

Um piano é um instrumento musical de corda percutida. Também é definido modernamente como instrumento de percussão porque o som é produzido quando os batentes, cobertos por um material macio e designados martelos, e sendo ativados através de um teclado, tocam nas cordas esticadas e presas numa estrutura rígida de madeira ou metal. As cordas vibram e produzem o som. Como instrumento de cordas percutidas por mecanismo ativado por um teclado, o piano é semelhante ao clavicórdio e ao cravo.
      Os três instrumentos diferem no entanto no mecanismo de produção de som. Num cravo as cordas são beliscadas. Num clavicórdio as cordas são batidas por martelos que permanecem em contacto com a corda. No piano o martelo ressalta de imediato após tocar nas cordas e deixa a corda vibrar livremente.
   
Steinway&Sons (Uma das melhores marcas de piano)
   Ao contrario da maioria dos instrumentos de corda apesar de  não ser portátil e tenha um preço caro, o piano é um instrumento versátil, uma das características que o tornou um dos instrumentos musicais mais conhecidos pelo mundo.
 

    Na minha opinião embora seja um instrumento de beleza incomparável e por ter inumeros nomes da musica na qual produziram grandes obras para o mesmo ,hoje em dia está em fase de "extinção" na cultura Brasileira  o que mostra a grande ignorância produzida pela midía que influencia as pessoas com musicas de total pobreza.A musica chega a um fragmento de sua historia na qual a sua perfeição divina é afetada pelo homem atual ,que destroi seu significado em busca da criação de novas formas de ganhar dinheiro com um "barulho qualquer".

Porem o Piano  não esta esquecido no mundo!!Muito pelo contrario,embora o Brasil  esteja caminhando rumo a  propagação da musica clássica através de poucos que enfrentam muita dificuldade ,é possível notar que Mozart, Chopin e Beethoven estão nos ouvidos de alguns  jovens de muitas nações , e eles são como uma proteção da nossa musica erudita  por que estão totalmente encantados e dispostos a melhorar ,divulgar e ser inovadores ,dando a ela continuidade e qualidade.

Veja exemplos como  Pablo Rosi ,John Blanch entre muitos outros que eu poderia citar aqui que estão renovando a musica e levando o nome do nosso pais ao mundo todo com a  muita genialidade ,determinação e competência !


 Obs:Essa postagen foi revisada afim de melhorar seu conteúdo para os visitantes que demonstram um grande interesse  em conhecer e pesquisar a historia do piano,é um novo objetivo que tenho de revisar as postagens mais acessadas do blog  já que as ideias no fim do ano estão escassas devido a correria e talvez ao cansaço mental.

5 comentários:

  1. Devo confessar até um certo preconceito em relação às novas formas de música apresentadas hoje em dia, e sei que estou errada. Só não consigo abandonar a ideia de que são, como você disse, "um barulho qualquer", sem conteúdo e irrevogavelmente pobres. A verdade é que depois de termos o contato soberano com o piano, dentre outros instrumentos, torna-se difícil aturar sons que não sejam límpidos e bem articulados de um Fritz Dobbert, um Yamaha e etc. Quem é capaz de ouvir Lady Gaga depois de travar amizade com Tchaikovsky?

    ResponderExcluir
  2. Claro eu concordo com você,quando eu disse "barulho" eu talvez tenha generalizado todas as musicas atuais ,oque não se pode confirmar como uma verdade irrefutavél.Existe ainda alguns artista atuais com bom gosto que na suas obras ainda utilizam uma tessitura bem elaborada !E o engraçado de tudo isso e que você comentou muito bem,é que para o musico erudito acostumado com obras de Tchaikovsky entre outros ,fica estranho para o ouvido conseguir apreciar as musicas de hoje em dia!Justificado pela pobresa dos sons !Muito obrigado pelo comentário ,parabens pela ótima analise!

    Grande Abraço Willian

    ResponderExcluir
  3. ah eu discordo ein!! :P Ser eclético é tudo na vida ;) rsrs

    ResponderExcluir
  4. Ser ecletico e tudo na vida?Bom,como ele mesmo disse depois de ouvir Tchaycovsk nao da pra ouvir outra coisa ,pois e dificil encontrar algo que esteja no mesmo nivel dele,uma vez.acostumado com musica boa agente se torna mais critico e nao se contenta com qualquer coisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente!!Muito Obrigado por seu comentário Rafael Lima!Seja Bem vindo ao Blog ,aproveite para dar sugestões,fazer criticas e estar sempre atento as novidades e assuntos que podem aparecer mensalmente.Um abraço!

      Willian Gomes de Almeida

      Excluir