sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Concurso em Curitiba avalia talentos nacionais do piano

Joyce Carvalho

Divulgação
O concurso reúne pianistas de diversas faixas etárias que querem mostrar seu talento.

Os talentos de pianistas de Curitiba, cidades do interior do Paraná, Belém, Goiânia, Salvador, Feira de Santana (Bahia) e de diversos municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul podem ser apreciados pelo público curitibano até o próximo domingo, dia 13.

Está em andamento o 7.º Concurso de Piano Professora Edna Bassetti Habith, cujas avaliações estão acontecendo na Capela Santa Maria - Espaço Cultural. As apresentações ficam abertas ao público e são gratuitas.

O concurso teve início em 2003, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em homenagem à professora Edna Walderez Bassetti Habith, falecida em 2002. A instrumentista começou em 1973 a lecionar na escola e se tornou professora de piano e órgão.

Até o ano passado, o concurso era restrito apenas para pianistas paranaenses. Desta vez, as inscrições foram abertas para músicos de todo o Brasil, que farão 81 apresentações até o final de semana.

O concurso reúne pianistas de diversas faixas etárias. Eles têm a oportunidade de descobrir seu talento, seus pontos fortes e também seus erros a partir de apresentações com público, de acordo com Leilah Paiva, diretora artística do concurso.

“Somente no palco que realmente se descobre seu potencial, suas falhas. É com a apresentação que você cresce. É uma maneira de colocar em prática o que se faz em quatro parades e ver como se sai. No concurso, a performance é ainda mais exigente porque haverá um público e um júri, formado por pianistas experientes”, afirma.

Os participantes apresentam quatro obras: um movimento vivo de sonata ou sonatina clássica; uma obra do período romântico, moderno ou contemporâneo; uma composição erudita brasileira; e uma peça de Johann Sebastian Bach.

Tudo sem o auxílio de partituras. O concurso possui quatro categorias, conforme a faixa etária. Os inscritos têm entre 8 e 60 anos de idade. Os melhores de cada categoria concorrem a prêmios que totalizam R$ 10 mil.

A cerimônia de premiação está marcada para domingo, às 19h, com a apresentação da Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná, acompanhada pelos vencedores do concurso do ano passado.

Segundo Paiva, hoje existem menos pessoas estudando piano e praticando. Antigamente, muitas famílias possuíam um instrumento dentro de casa e todo mundo aprendia, mesmo que fosse forçado ou não tivesse a vocação.

Muitas faziam também para manter um status. “Hoje, quem se dedica ao piano, faz isto porque realmente quer. Quem se dedica, se dedica com qualidade”, comenta.

A Capela Santa Maria - Espaço Cultural fica na Rua Conselheiro Laurindo, número 273, no Centro de Curitiba. A programação completa das apresentações pelo concurso e outras informações estão disponíveis no site www.concursodepiano.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário