Todo amante do mundo pianístico que se preze ,adora assistir filmes que retratam a vida de um grande virtuoso.
Shine-Brilhante ,ultrapassa todas as expectativas,e a imaginação de quem o encontrar nas estantes das locadoras mais recheadas de filmes ganhadores do Oscar.
Shine-Brilhante
Baseado na verdadeira história do pianista australiano David Helfgott, este filme mostra a paixão que David (Geoffrey Rush) tem pela música clássica. Porém, a rejeição de seu pai e a pressão para que seus concertos sejam perfeitos o levam ao desequilíbrio mental.
David Helfgott
David Helfgott nasceu em Melbourne, na Austrália, em 1947. Ele mostrou habilidade pianística extraordinária desde tenra idade, vencendo as finais estaduais de competição Instrumental & Vocal do ABC, seis vezes.
Aos 17 anos, David começou a estudar com Alice Carrard, ex-aluno de Bartok e Thoman Istvan, que fora aluno de Liszt.
Dois anos depois, David foi para Londres para estudar no Royal College of Music com Cyril Smith, que o descreveu como seu aluno mais brilhante em 25 anos de ensino e comparou-o a Horowitz, tanto em sua técnica como no seu temperamento
David ganhou uma série de prêmios no Colégio, incluindo o Prémio de Melhor Performance Dannreuther Concerto por sua atuação triunfal do Concerto de Rachmaninov Piano Terceira. No entanto, no final do seu tempo em Londres, David enfrentou aumento da instabilidade emocional e excitabilidade mental, agravado pela morte, em Perth de seu mentor, escritor Katherine Susannah Pritchard.
Um período de hospitalização freqüente, seguido durante os anos 1970, mas em 1976 David havia se mudado para uma casa de recuperação onde permaneceu por seis anos. A maior crise de David tinha sido a perda de sua música interior, mas ele se lembra do dia que a música voltou: ". O nevoeiro levantou, eu podia ouvir de novo ... Eu sobrevivi"
David foi levado de volta para a atenção do público pelo Dr. Chris Reynolds, que era dono de um bar em Perth, onde David se apresentava nas noites de sábado. Foi lá que ele conheceu sua futura esposa, Gillian, que, com o apoio do promotor Mike Parry, ajudou David gradualmente retomar sua carreira de concertista com apresentações de shows em Perth e uma turnê na Austrália em 1986. Seguido por uma viagem à Europa, com recitais na Alemanha e Dinamarca.
David voltou a uma vida ativa de concertos , e fez uma série de CDs, incluindo a trilha sonora do filme Shine premiado com o Oscar, que celebra sua vida notável e inspiradora. A gravação de David do 3° concerto de Rachmaninoff foi o número um de vendas na Austrália, Estados Unidos e no Reino Unido por muitos meses.
Em outubro de 1996, David teve quatro concertos esgotados no Sydney Opera House, um acontecimento sem precedentes. A turnê mundial desafiador No ano seguinte, com recitais embalados e apresentações em todo os EUA e Reino Unido, concluindo com o retorno de David ao Royal Albert Hall em Londres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário