Alguma vez no universo musical você já se deparou com esse termo?
Se a vossa resposta foi sim, algumas dúvidas podem ter permanecido no seu imaginário ao longo do tempo.
Alias, o que é ter ouvido absoluto? Como ele funciona? Nascemos com esse "sexto sentido” ou é fruto natural do treino e da dedicação?
No documentário abaixo, serão abordadas tais questões por meio de opiniões qualificadas, respondidas por músicos profissionais, médicos e teóricos especializados nesse assunto.
Escuta Só: Ouvido Absoluto é o primeiro episódio da minissérie Escuta Só, que visa demonstrar os diversos fenômenos relacionados à música e à audição humana. Espero que gostem!
Uma duvida primordial para os iniciantes, é a escolha de um instrumento caro como o piano.
Varias marcas, e as diferenças que os tornam um ser único a cada exemplar, faz com que a tarefa da escolha do piano, se torne algo além do simples sonho de consumo.
A faixa de preço orbita em um patamar elevado, podendo alcançar uma"bagatela" não tão agradável ao ouvido.
Um exemplo clássico, pode ser dado quando falamos na marca preferida dos concertistas: a Steinway & Sons, em que um piano de cauda pode chegar a custar até 100.000$.
No video abaixo, pode-se conferir a delicadeza da fabricação, bem como a beleza do som que somente um Steinway & Sons possui.
Obviamente, que para a nossa realidade, outros pianos são indicados. Isso não quer dizer que não tenham também excelente qualidade e sonoridade.
Algumas dicas e observações importantes podem ajuda-lo a encontrar um preço acessível, e fazer da sua preferência uma maravilhosa escolha. Afinal é para muitos um sonho a ser realizado, possuir seu próprio piano na sala de estar.
ESCOLHENDO
O piano é o instrumento mais complexo já criado pelo ser humano. Ele possui na sua mecânica um “set” de articulações (mecânica de disparo) que, de forma análoga, são as falanges, falanginhas e falangetas artificiais, alongadas, que fazem com que o toque do dedo alcance a percussão da corda. Só isso já bastaria para se ter muito cuidado na escolha do instrumento: resposta mecânica. Acrescido a esse detalhe de suma importância, seguem os seguintes compostos:
condição da tábua harmônica
condição do cepo onde estão cravadas as cravelhas e
condição do teclado.
Sendo portanto uma dica de suma importância, que você não vá visitar um piano para comprar, sem levar consigo o seu professor, que possui experiencia prolongada com o instrumento.
Outra dica, é buscar pianos em lojas especializadas na venda desse instrumento.
Os pianos usados, podem ter diversos problemas em seu mecanismo interior, que estão escondidos do olhar vislumbrado do aluno iniciante.
CUIDADO
Existe ainda a grande ilusão de que quanto mais velho o piano, melhor será seu som e sua qualidade!Essa ideia é enganadora ,um piano que tenha muitos anos de fabricação pode ter sofrido uma serie de desgastes no seu mecanismo, como o cupim que pode atacar a madeira!
Ao chegar na loja de pianos ,verifique os piano seminovos,atento aos mecanismo já citados acima ,analisando seu estado de preservação. O vendedor poderá ajudar a escolher um piano dentro de sua faixa de preço acessível,com boa sonoridade. Não de enfoque quanto a beleza em si do instrumento,já que o maior objetivo do musico é o som!
O piano novo pode ser uma boa escolha, porem existem os seminovos de ótima qualidade ,que foram restaurados e que podem superar a qualidade de um novo!!
E por fim verifique as dimensões do tamanho do piano de acordo com o espaço na qual você reservou para coloca-lo em sua casa!Essas são dicas simples, mas que talvez ajudará você a escolher agora com mais segurança o seu instrumento de estimação!
Valentina Lisitsa surpreendeu a todos os passageiros da estação St Pancras em Londres em março de 2013, que admirados viram a mesma tocar em um piano antigo (enquanto esperava a chegada de seu trem).
Muito diferente dos Steinways & Sons dignos da apurada técnica profissional da pianista, este simples “pianinho” na estação comportou a exigência de um compositor como Liszt- Rondeau fantastique.
Com extrema destreza, leveza e alegria nos dedos, a pianista Ucraniana radicada atualmente na Carolina do Norte, EUA demonstrou para a sociedade pianística que: a desculpa para não se tocar bem, jamais pode ser lançado nas contas de um piano, velho ou desafinado.
Aproveitem o registro dessa incrível façanha musical.
O professor Willian G. de Almeida tem sua formação em piano pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, graduado em Licenciatura em Música pela USP-RP, desenvolveu projeto de Iniciação Cientifica pelo CNPq (PIBIC) através da proposta “Ensino de piano para adultos iniciantes: análise da proposta metodológica de Hannelore Bucher” sob a orientação da Profa. Dra. Fátima Graça Monteiro Corvisier.
Deve sua formação também a mestres como, Vanessa Bormann, Fernando Crespo Corvisier, e a pianista Luisa Splett (Suíça). Ao longo dos últimos anos especializou-se também em Educação Musical Infantil e Adulta, tendo conhecimento das mais atualizadas metodologias.
Destaca-se a participação no Curso da especialista em Educação Musical Infantil Profa. Dra. Glória Machado. Atualmente dedica-se integralmente a sua paixão: O ensino do piano e as aulas de Arte.
Willian tem alunos de todas as faixas etárias e sua filosofia de ensino baseia-se na criação de uma relação afetiva positiva com a música através de uma abordagem descontraída e pelo uso de repertórios variados.
Escreve para este blog com o objetivo de apresentar assuntos ligados a música erudita e ao piano, com ênfase na educação musical por inclusão digital.
O ensino de piano como aula individual é por si só uma atividade um tanto quanto solitária.
A ideia do blog é proporcionar um local de troca de informações onde é possível acessar biografias de compositores, partituras, assistir à vídeos de ilustres pianistas, além de muitas outras curiosidades musicais.
Aulas de piano em Ribeirão Preto-SP, ministradas por professor formado em música pela USP-RP.
Ensino de Partituras e Cifras, com métodos que se encaixam nas particularidades de cada aluno.
Preparatório para vestibular.
Não perca tempo com conservatórios caríssimos, ou com aulas de professores amadores.
Sou formado em Licenciatura em Música pela UPS-RP com enfase no ensino de piano.
Larga experiencia.
Aulas com didática acadêmica, voltadas para trazer ao aluno aprendizagem de qualidade com evolução extremamente rápida.
O preço é ainda melhor.
Agende sua aula experimental.
Prof. Willian Almeida
Nobuyuki Tsujii de 29 anos é um pianista e compositor Japonês, que tem despertado espanto e curiosidade.
Sua capacidade para interpretar e tocar peças de nível virtuosístico, supera pianistas até mesmo renomados e aclamados no mundo da musica.
Ele que já venceu o prestigiado concurso Van Cliburn ao lado do pianista Haochen Zhang foi tema de um documentário sobre a competição em 2009 denominado: "Uma surpresa no Texas".
Acompanhe abaixo a interpretação emocionante deste que é sem duvida um dos mais belos e difíceis concerto de piano do mundo, interpretada por Nobuyuki Tsujii .
Depois de muito tempo sem postar algo no blog, compartilho com os poucos, porém, fiéis visitantes, alguns vídeos em que eu mesmo interpreto peças impares do repertório pianístico.