De Onde surgiu o Piano?
|
Bartolomeo Cristofori |
O
piano apareceu em 1474 e foi criado por Robert Andersan. Mas a primeira referência sobre o piano foi publicada em 1711, no "Giornale dei Litterati d'Italia" por motivo de sua apresentação em Florença pelo seu inventor Bartolomeo Cristofori. A partir desse momento sucedem-se uma série de aperfeiçoamentos até chegar ao piano atual.
|
Piano feito por Bartolomeo Cristofori 1720 (Florença ,Italia) |
A essência da nova invenção, residia na possibilidade de dar diferentes intensidade aos sons e por isso recebeu o nome de "piano-forte" (que vai do
piano ao
forte) e mais tarde, reduzido apenas para piano.
Pianos Modernos
Os pianos modernos, embora não se diferenciem dos mais antigos no que se refere aos tons, trazem novos formatos estéticos e de materiais que compõem o instrumento.
Um
piano é um instrumento musical de corda percutida. Também é definido modernamente como instrumento de percussão porque o som é produzido quando os batentes, cobertos por um material macio e designados
martelos, e sendo ativados através de um teclado, tocam nas cordas esticadas e presas numa estrutura rígida de madeira ou metal. As cordas vibram e produzem o som. Como instrumento de cordas percutidas por mecanismo ativado por um teclado, o piano é semelhante ao clavicórdio e ao cravo.
Os três instrumentos diferem no entanto no mecanismo de produção de som. Num cravo as cordas são
beliscadas. Num clavicórdio as cordas são batidas por martelos que permanecem em contacto com a corda. No piano o martelo ressalta de imediato após tocar nas cordas e deixa a corda vibrar livremente.
|
Steinway&Sons (Uma das melhores marcas de piano) |
Ao contrario da maioria dos instrumentos de corda apesar de não ser portátil e tenha um preço caro, o piano é um instrumento versátil, uma das características que o tornou um dos instrumentos musicais mais conhecidos pelo mundo.
Na minha opinião embora seja um instrumento de beleza incomparável e por ter inumeros nomes da musica na qual produziram grandes obras para o mesmo ,hoje em dia está em fase de "extinção" na cultura Brasileira o que mostra a grande ignorância produzida pela midía que influencia as pessoas com musicas de total pobreza.A musica chega a um fragmento de sua historia na qual a sua perfeição divina é afetada pelo homem atual ,que destroi seu significado em busca da criação de novas formas de ganhar dinheiro com um "barulho qualquer".
Porem o
Piano não esta esquecido no mundo!!Muito pelo contrario,embora o Brasil esteja caminhando rumo a propagação da musica clássica através de poucos que enfrentam muita dificuldade ,é possível notar que Mozart, Chopin e Beethoven estão nos ouvidos de alguns jovens de muitas nações , e eles são como uma proteção da nossa musica erudita por que estão totalmente encantados e dispostos a melhorar ,divulgar e ser inovadores ,dando a ela continuidade e qualidade.
Veja exemplos como
Pablo Rosi ,John Blanch entre muitos outros que eu poderia citar aqui que estão renovando a musica e levando o nome do nosso pais ao mundo todo com a muita genialidade ,determinação e competência !
Obs:Essa postagen foi revisada afim de melhorar seu conteúdo para os visitantes que demonstram um grande interesse em conhecer e pesquisar a historia do piano,é um novo objetivo que tenho de revisar as postagens mais acessadas do blog já que as ideias no fim do ano estão escassas devido a correria e talvez ao cansaço mental.