sábado, 24 de abril de 2010

Quem foi Brahms?

Quem foi Brahms ?
Brahms recebeu a primeira instrução musical do seu pai, intérprete de violino, violoncelo e trompa. Aos seis anos, demonstrava um talento incomum, sendo encorajado a seguir a carreira musical e a apreciar a literatura inglesa e francesa e a literatura romântica alemã. Depois das aulas na escola, tinha lições de piano com Otto F. W. Cossel, que conseguiu fazê-lo se tornar aluno de Eduard Marxsen, o melhor professor da cidade.

Brahms, ainda adolescente, começou a tocar piano nos bares próximos ao porto e em bordéis para obter alguma renda. Quando tinha oportunidade, também não deixava de se apresentar para a alta sociedade. Em quatro anos, tornou-se um dos mais famosos músicos de Hamburgo.

Apresentava-se em concertos com algumas estrelas da música alemã, em especial um violinista chamado Joseph Joachim, intérprete de sucesso na época, que sugeriu a Brahms que deixasse Hamburgo para conhecer novos lugares.Weimar foi a primeira cidade a ser visitada ,a qual residia o compositor franz liszt.



Apesar da boa recepção, logo os dois se decepcionaram mutuamente. Suas preferências musicais não combinavam. Conta-se que Liszt, quando conheceu Brahms, tocou para ele sua nova peça, a Sonata em Si Menor. Ao final da apresentação, porém, Liszt viu que seu visitante tinha adormecido na poltrona.

Uma incrivel curiosidade para os adimiradores do grandioso Johannes Brahms.

Existe uma  gravação da sua famosa Dança Hungara n°1 na qual o própio Brahms interpreta sua peça .

Agora você deve estar se perguntando .. como é que existe tal gravação antiga?Já existia  algum dispositivo como um microfone a tanto tempo atrás??

Pesquisando a respeito ,encontrei isso:

O fonógrafo de Edison

.
O fonógrafo foi inventado em 21 de Novembro de 1877, por Thomas Edison. O aparelho consistia em um cilindro com sulcos coberto por uma folha de estanho. Uma ponta aguda era pressionada contra o cilindro. Conectados à ponta, ficavam um diafragma (uma membrana circular, cujas vibrações convertiam sons em impulsos mecânicos e vice-versa) acoplado a um grande bocal em forma de cone. O cilindro era girado manualmente, e conforme o operador ia falando no bocal (ou chifre), a voz fazia o diafragma vibrar, o que fazia a ponta aguda criar um sulco análogo na superfície do estanho. Quando a gravação estava completa, a ponta era substituída por uma agulha; a máquina desta vez produzia as palavras quando o cilindro era girado mais uma vez.
Thomas Edison trabalhou nesse projeto em seu laboratório enquanto recitava "Mary Tinha um Carneirinho " e reproduzia-a.
                                                                                                            
                                                                                                                                   Fonógrafo de Edison

Em 2 de dezembro de 1889 um representante da casa de  Edison, Theo Wangeman, gravou uma interpretação do incrivel  compositor Johannes Brahms. Tratava-se de um segmento das Danças Húngaras em uma versão para piano sozinho. Esta gravação ainda está conservada mas a  sua qualidade é péssima.

Aqui está a gravação feita por Wangeman de Brahms tocando sua Dança Húngara n.1