quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

EDVARD  GRIEG 

Como outros grandes compositores, Edvard Grieg demonstrara desde muito novo um excepcional talento musical. Começou a sua aprendizagem com a mãe, sobretudo no piano, aos seis anos de idade. Na adolescência, foi influenciado por Mozart, Weber e Chopin. Suas primeiras composições datam de 1857.
O célebre violinista norueguês Ole Bull apercebeu-se dos dotes do jovem Edvard e este foi enviado para o conservatório de Leipzig. Aí teve uma rica e proveitosa experiência no meio musical. Trabalhava com importantes músicos como Carl Reinecke, Louis Plaidy, Ernst Ferdinand Wenzel e Ignaz Moscheles e ouvia música como a interpretação de Clara Schumann do concerto para piano de seu marido, Robert Schumann.
Porém, Edvard Grieg sentia-se insatisfeito com o que aprendera. Em 1863 parte para Copenhaga para estudar com o maior representante da música escandinava, o compositor Niels Gade, continuando ainda assim a duvidar do que aprendera. Em 1864, após conhecer o nacionalista norueguês Rikard Nordraak, compositor do atual hino nacional da Noruega, seguiu uma nova corrente estilística de inspiração folclórica. As fontes folclóricas norueguesas passaram a ser parte essencial de sua obra, tornando-se Grieg um dos grandes expoentes da música nacionalista, sempre lutando contra o domínio da música alemã, cujos principais representantes eram Robert Schumann e Félix Mendelssohn.
Como compositor reconhecido, Grieg promoveu a música norueguesa através de concertos e aulas. Em 1865 compõe a primeira sonata para piano e as célebres Peças Líricas entre muitas outras obras. Tornou-se regente da Harmoniske Seleskab e foi um dos fundadores da Christiania Musikforening (1871). Tanto a qualidade como a quantidade de obras que compõe levam-no a uma posição de destaque no contexto musical. Grieg acabaria por se tornar no mais forte expoente da cultura musical escandinava. Em 1906, quando esteve em Londres quis conhecer o pianista e compositor australiano Percy Grainger. Grainger era um grande admirador de Grieg, uma enorme empatia estabeleceu-se entre ambos os músicos.
Pioneiro na utilização impressionista da harmonia e da sonoridade ao piano, recebeu apoio de Franz Liszt, seu grande amigo e incentivador. Falece em sua cidade natal, Bergen, em 4 de Setembro de 1907, em decorrência de uma doença pulmonar que o acompanhou desde a juventude.

 Obras

Lista das Obras de Edvard Grieg (link)    
       

  • Peer Gynt
  • Sinfonia em Dó menor
  • Suíte Holberg
  • Humoresker
  • Haugtussa, ciclo de canções
  • Concerto nº 01 para Piano e Orquesta        
video do concerto n°1 2. movimento

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Os dois séculos de Chopin, o autor da "música sedutora"


Os dois séculos de Chopin, o autor da "música sedutora"

A celebração em 2010 dos 200 anos do nascimento de Frédéric Chopin, autor de "uma música sedutora", poderá aproximar o público em geral da música erudita, prognostica o musicólogo Rui Vieira Nery.

A gente bem pode torcer os dedos para que a entrada do público em geral na música erudita através do Chopin se alargue a outros autores", augura o especialista.

Chopin "é um compositor importante na história da música, inovou e fez avançar a música erudita no plano mais complexo e ao mesmo tempo produziu uma música eminentemente sedutora, que continua a ter esse impacto, nomeadamente os nocturnos e as valsas", considera Viera Nery.

Apesar das múltiplas celebrações que se preparam em toda a Europa, com destaque para França e Polónia, as salas de concerto portuguesas não têm ainda programação definida com as excepções da Orquestra Metropolitana de Lisboa que, em parceria com o Teatro S. Luiz, promoverá um Festival Chopin, e do Centro Cultural de Belém (CCB).

Fréderic Chopin nasceu a 01 de Março de 1810 na aldeia polaca de Zelazowa Wola, na região de Varsóvia, tendo sido considerado um "menino-prodígio".

Aos 20 anos partiu para França, país natal do seu pai, em Paris fez carreira como intérprete, professor e compositor, tendo adoptado a versão francesa do seu nome, Frédéric-François Chopin. Aos 33 anos morreu devido a uma fibrose quística, segundo um estudo tornado público na Polónia, o ano passado.

"O CCB vai comemorar a inauguração do Ano Chopin, no dia 08 de Março, no Grande Auditório com a orquestra polaca Sinfonia Iuventus, sob a direcção de Tadeusz Wojciechowski, sendo solistas o pianista Radoslaw Sobczak", disse à Lusa uma assessora daquela instituição.

As comemorações no Centro lisboeta dos dois séculos do nascimento do compositor polaco vão concentrar-se entre Outubro de 2010 e Maio de 2011, acrescentou.

O Festival Chopin, em Junho, vai incluir uma série de concertos da Metropolitana de Lisboa (OML) com dois solistas reconhecidos: António Rosado e Mário Laginha, adiantou à Lusa fonte da orquestra.

Por outro lado, "a direcção artística do Teatro Nacional de São Carlos ainda não tem datas definitivas para eventuais concertos", segundo a assessoria de imprensa, acrescentando que a comemoração do bicentenário "ainda se encontra em conjectura".

Na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, está programado, para já, a 20 de Fevereiro, um recital de Maurizio Pollini "inteiramente dedicado a Chopin".

Quanto ao Museu da Música, está a desenvolver contactos com a Metropolitana e o maestro Rodrigo Teodoro para celebrar a efeméride, mas fonte da instituição advertiu que "nesta altura é ainda prematuro confirmar se resultarão em algo de concreto".

Também a Casa da Música, no Porto, não tem qualquer programa específico de celebrações, disse à Lusa uma porta-voz da instituição.

"Na Casa da Música, todos os anos são anos Chopin", sublinhou a responsável, referindo que no próximo ano são vários os pianistas que incluirão peças do compositor polaco nos seus recitais.

A Juventude Musical Portuguesa, que organiza o Festival de Órgão de Lisboa, "não tem nada programado", disse fonte da instituição.


12/1/2010

Pianista Lang Lang protagonista de filme em 3D sobre Chopin



O pianista chinês Lang Lang interpreta um dos principais papéis e supervisiona toda a música do filme de animação "Projecto Chopin", consagrado ao compositor no bicentenário do seu nascimento, segundo a agência France Presse. Lang Lang, que tocou na gala de abertura do Ano Chopin, ontem à noite, anunciou no seu blog que está a fazer um filme em 3D sobre o compositor polaco.

O filme, uma co-produção internacional com lançamento previsto para o Outono de 2010, mistura personagens e marionetas.

"Project Chopin" conta a história de Anna e do primo Chip-chip numa viagem pela Europa de Chopin, a bordo de um piano voador e munidos de um telescópio mágico. As crianças vão até Londres em busca do pai da menina, um criador de brinquedos que deixara Varsóvia para trabalhar numa grande fábrica.

Produzido pela Breakthru Films, que foi premiada como melhor curta-metragem de animação em 2008 com "Pedro e o Lobo", este filme terá a duração de 85 minutos e um orçamento de 4,4 milhões de euros. A realização é assinada por Adam Wyrwas, Martin Clapp e Marek Skrobecki.

Com 27 anos de idade, o pianista chinês é uma estrela do mundo da música clássica, tendo tocado na abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e, mais recentemente, na cerimónia da entrega do Nobel da Paz a Barack Obama.

O compositor Frédéric Chopin nasceu em Zelazowa Wola, a 80 quilómetros de Varsóvia, a 1 de Março de 1810. Aos 20 anos, partiu para Viena e veio a fixar-se em Paris, onde morreu a 17 de Outubro de 1849, deixando uma marcante obra musical.