Um assunto de pouco entendimento entre muitos musicos amadores ou até profissionais ...Quando ouvimos dizer sobre o ouvido absoluto lembramos de algumas historias contadas por quem já ouviu falar de um musico que possui esse dom .
Seria verdade poder escutar as notas falando ?ou então associar cores a elas quando tocadas?Se um objeto cair no chão você seria capaz de identificar a nota ?
Oque é Ouvido Absoluto ?A revista superinteressante publicou a definição explicando como funciona:
É a capacidade de perceber e dar nome a cada uma das notas que chega ao seu ouvido. E não estamos falando só de música: também vale sons vindos de buzina, chiados da natureza, vozes de animais, barulhos de máquinas... A explicação para esse dom não está no aparelho auditivo, mas na cabeça.Quem tem ouvido absoluto possui mais capacidade de receber e interpretar estímulos do lado esquerdo do cérebro, onde os sons são processados. “Neles, essa região é ainda mais ativa que em músicos”, diz Mauro Muszkat, neurologista da Unifesp.
Uma em cada 10 mil pessoas tem essa habilidade, mas os especialistas não sabem explicar ao certo por que ela ocorre. Alguns acham que é uma característica herdada geneticamente. Outros, que é um talento desenvolvido com muita dedicação e treino. Há os que acreditam, ainda, que todos nós nascemos com essa habilidade, mas, se não a utilizamos, a perdemos.
Apesar de se manifestar normalmente em músicos, leigos também podem ter ouvido absoluto. Nesse caso, as respostas são sensoriais: ele terá facilidade em armazenar e codificar tons e saberá instintivamente encontrar as notas em um instrumento, mesmo sem saber o nome delas.
Tipos de ouvido absoluto
Ouvido absoluto passivo
Uma pessoa com ouvido absoluto passivo é capaz de identificar as notas individuais que escuta, e pode identificar a tonalidade de uma composição (assumindo que possui um certo nível de conhecimento musical), porém não é capaz de cantar as notas necessárias.Entre os autistas e savants, a incidência de ouvido absoluto se encontra à 1/20 ou mais.
Ouvido absoluto activo
As pessoas com ouvido absoluto activo têm a capacidade de cantar qualquer nota que se lhe é solicitada, sem ter outra como referência. O número de possuidores de ouvido absoluto activo nos Estados Unidos é de 1/10.000. Nem todas as pessoas com ouvido absoluto activo são músicos, contudo a preparação musical é necessária para o completo desenvolvimento do potencial auditivo de uma pessoa com ouvido absoluto.Ouvido absoluto muito fino
As pessoas com ouvido absoluto muito fino não só são capazes de reconhecer uma nota pelo seu nome, como também saber quando uma nota está ligeiramente mais aguda ou mais baixa com respeito ao padrão de afinação comum (440 Hertz). Esta habilidade é extremamente rara.Alguns músicos com ouvido absoluto muito fino são capazes de reconhecer se uma obra está desafinada com respeito à afinação comum à uma distância de poucos savarts. Estima-se que apenas 1 a cada 650 pessoas no mundo possuam tal capacidade.
Problemas potenciais
Pessoas com ouvido absoluto se sentem irritados quando um pedaço é transposto para outro tom ou tocado em outro padrão. Músicos com ouvido absoluto podem falhar com relação a desenvolver as habilidades de um ouvido relativo quando seguindo os currículos de padrão persistindo em vez de um hábito de música conceptualizadora como uma sequência de tons absolutos. Assim, acham difícil transpor ou tocar um instrumento transpositor. Possuidores de ouvido absoluto também são conhecidos por acharem difícil tocar com uma orquestra que esteja afinada fora do padrão original (A4=440 hertz.)Principais habilidades
Possuidores de ouvido absoluto possuem, além das capacidades mencionadas acima, algumas outras qualidades incríveis de reconhecimento de notas, como as mostradas abaixo:- Nomear notas e acordes apenas por ouvi-los
- Cantar qualquer tom usando a memória (sem nenhum tom de referência)
- Cantar canções pelo ouvido (após apenas escutá-las)
- Compor música usando a própria cabeça
- Identificar tons de canções apenas por ouvi-las
- Ler folhas de música mentalmente
- Saber se um tom é sustenido ou bemol sem um tom de referência
William, parabéns pelo artigo... muito bom o blog... lembre-se de estudar continuamente o instrumento e não desistir nunca !!!!!!!!!
ResponderExcluir